Nosso Chile - Agencia de Turismo Santiago do Chile

Palácio La Moneda em Santiago do Chile

O Palácio La Moneda Santiago ou Palácio da Moeda como chamam os brasileiros, é um ponto turístico irreverente que simboliza a essência do Chile.

Hoje, além de acomodar parte importante do acervo histórico do Chile, abriga também a estrutura governamental, inclusive onde o presidente exerce sua função.

É lá também que está o Ministério do Interior e outras secretarias importantes do país.

Quem sabe um pouco sobre a história do Chile, em especial o episódio que marcou o local durante o golpe militar (1973), e depois visita o Palácio La Moneda não consegue imaginar quanto trabalho foi dispensado para deixar o local do jeito que está atualmente.

Pois o bombardeio violento para afastar de vez Salvador Allende do poder, destruiu grande parte do prédio, bem como várias peças do acervo histórico do Chile.

O Palácio da Moeda fica bem no coração de Santiago e isso facilita o passeio também para quem está hospedado nas comunas próximas a Santiago.

História do Palácio La Moneda Santiago e a importância para o país

A construção original do palácio iniciou em 1786, quando o Chile ainda funcionava como colônia.

Na ocasião Joaquim Toesca, da Itália, foi quem projetou a construção do prédio que tinha como objetivo abrigar a produção de moedas.

A data oficial de inauguração é de 1805, mas, foi somente em 1845 que o prédio passou a abrigar a Sede do Governo Federal, que nesta data era representado por Manuel Bulnes Prieto.

Por mais de 100 anos a Casa da Moeda exerceu sua função de confeccionar a moeda oficial do Chile, mas, no ano de 1932 com a ampliação do prédio, grande parte da administração passou a ser exercida no local.

Hoje, o prédio é aberto a visitação, inclusive para o setor interno, que neste caso necessita agendamento.

O Tour completo pelo Palácio La Moneda Santiago é intenso

O lado de fora do Palácio é um encanto, a arquitetura no estilo Neoclássico é rica em detalhes, assim como os vários jardins bem cuidados e sem falar na elegância dos soldados que fazem a guarda.

Visitantes são sempre bem-vindos no Palácio La Moneda Santiago, e após a inspeção om detector de metal o passeio se inicia no Patio de los Naranjos”.

São vários salões:

No Pátio dos Canhões ou  “Patio de los Cañones”, poderá apreciar os canhões utilizados em batalhas.

No subsolo está o espaço destinado a exposições e também onde se concentram Cafés e bares.

Outro ponto forte da visita é conhecer a Capela do Palácio de La Moneda, e neste momento o visitante percebe a magnitude das belas peças antiguíssimas, algumas com mais de 300 anos.

O tour interno é finalizado no Patio de Los Canelos, uma das áreas mais atuais do Palacio La Moneda Santiago.

Para acompanhar a famosa troca da guarda do Palácio da Moeda do Chile, vale conferir os dias que ocorre, e sempre chegar antes das 10 horas nos dias de semana e das 11 horas aos finais de semana para garantir a vista.

O evento ocorre rigorosamente desde 1851, e é muito interessante, assim como toda a visitação ao Palacio La Moneda Santiago, e por isso, faça agora mesmo sua reserva!