Cansado do lugar-comum e de lugares comuns? Que tal uma viagem diferente? É hora de conhecer Embalse el Yeso, no Chile. Saiba mais neste post!
Embalse el Yeso é um tipo de reservatório de água e está inserido nos Andes, na Região Metropolitana de Santiago, no Chile.
O Reservatório de água lá localizado tem, a capacidade de mais de 250.000.000 de metros cúbicos, e a obra foi concluída em 1963.
Junto com a Laguna Negra, o Embalse el Yeso é o maior reservatório de água potável de Santiago do Chile.
E hoje, é um dos pontos mais turísticos do Chile, onde se pode conseguir fotos lindíssimas, de tirar o fôlego!
Somente 100 quilômetros separam o local da capital chilena é muito simples de chegar e vale mesmo a pena!
A beleza de Embalse el Yeso
A cada estação, a região toma uma forma diferente. Desde a paisagem pedregosa dos climas quentes ou o manto branquíssimo das épocas mais frias.
Com lagos belíssimos, de um azul turquesa hipnotizante, até a imponência do vulcão San José, a quase 6.000 metros de altitude, é garantia de fotos sensacionais.
O espelho d’água que o lago se transforma, em dias sem vento, permite que se vejam refletidas as montanhas. Não tem como não se emocionar.
O que fazer em Embalse el Yeso
Não é apenas paisagens deslumbrantes que vai encontrar em Embalse el Yeso.
O Parque de Embalse el Yeso possui diversas piscinas termais, que emergem das montanhas, e trazem uma água aquecida diretamente do coração pedregoso dos Andes.
Quando estiver no parque, pode-se acampar também. Não é uma atividade muito procurada mas, para os aficionados em camping, é uma boa pedida.
É possível também conhecer San Jose del Maipo, uma cidade próxima muito graciosa.
No caminho é possível conhecer o Túnel Tinoco. Ele é uma passagem que foi construída para o trem que vai de Puente Alto até o Vulcão.
Mas a curiosidade deste trecho é a história do jovem Willy Antonio Rojas Reyes que, no final da década de 90, se matou dentro do túnel.
Sua família construiu um santuário que cresceu de acordo com o tempo e recebe visitas de pessoas de todo o lugar do Chile.
Com diversos cata-ventos, a lenda local diz que quando um deles girar, pode-se fazer um pedido, que o vento o levará para os céus.
Outra parada curiosa é Las Cáscaras. Um acampamento de trabalhadores que construíram a represa nos anos 50 e que hoje está abandonado. Por todo lado, ouve-se apenas o ruidoso silêncio das montanhas.
Mas a grande sensação mesmo, é Embalse el Yeso. Ficar aos pés da Cordilheira, admirando toda a sua majestade, é certamente uma imagem que ficará gravada na retina para o resto da vida.
Dicas quando for viajar para Embalse el Yeso
- Existem tours com almoço ou sem almoço. Independente do que escolher, um lanche e uma água são sempre bem-vindos;
- Não deixe de levar óculos de sol e protetor solar, mesmo quando estiver frio;
- Na região da represa não existem banheiros, então é melhor utilizar aqueles que encontrar na ida;
- Roupas mais confortáveis e agasalho, mesmo em dias mais quentes, são sempre recomendados. Na represa costuma ventar bastante;
- Tenha preferência sempre por calçados fechados, pois o terreno é acidentado e pedregoso. Tome cuidado.
Embalse el Yeso é perfeito para quem procura o contato com a natureza, em um lugar diferente.
Pode acreditar que não vai se arrepender. Vá agora para Embalse el Yeso, entre em contato e faça sua reserva.