Uma viagem ao Chile jamais ficaria completa sem visitar às suas famosas vinícolas, e a Vinícola Viu Manent é sem dúvida uma entre as opções!
Localizado no Vale do Colchagua (que significa na língua indígena “vale de pequenas lagoas”), possui muita tradição e história, e é uma opção excelente para se visitar com toda a família.
Viu Manent está a cerca de 180 quilômetros de Santiago do Chile, no centro do país, entre as Cordilheiras dos Andes e o Oceano Pacífico.
O clima estável favorece muito os vinhedos que abundam que na região.
O solo, enriquecido pelo degelo que desce dos Andes e o ar seco – perfeito para evitar a proliferação de pragas – além de dias quentes e noites frias são fatores propícios para produzir vinhos de alta qualidade.
Com 254 hectares de vinhedos, a Vinícola Viu Manent reforça – dentro da sua filosofia – a agricultura ecológica e sustentável.
Também é focada na tradição e na busca do melhor produto para seus consumidores.
Vinícola Viu Manent e um pouco da sua história
A Vinícola Viu Manent foi fundada em 1935 pelo imigrante catalão Miguel Viu Garcia com seus dois filhos Agustín e Miguel, e iniciou seu comércio em Santiago embalando e vendendo vinhos.
Em 1966 eles adquiriram a Hacienda San Carlos de Cunaco, em Colchagua, e passaram a fazer seus próprios vinhos.
De um vinhedo que já existia, e contava com 150 hectares, eles cresceram, cultivando principalmente a uva Malbec, e se tornaram uma grande vinícola, visitada por pessoas do mundo todo.
A principal uva cultivada na Vinícola Viu Manent é a Malbec, sendo a primeira vinícola chilena a produzir vinhos deste tipo de uva.
Viu Manet também priorizam o envelhecimento em barris de carvalho, o que deixa o vinho encorpado e “pesado” ao paladar, mas, também armazenam em tanques de Inox, para vinhos mais leves.
Visitar a Vinícola Viu Manent é muito fácil!
Chegar ao Vale do Colchagua saindo de Santiago do Chile não é necessariamente uma tarefa muito difícil.
Localizada em uma região chamada Rota dos Vinhos, a Vinícola Viu Manent é uma, entre as mais de 30 vinícolas presentes na região.
Uma opção diferente para chegar no Vale do Colchágua é ir de trem. Ele vai até a região e volta um sábado por mês, saindo de manhã e retornando à noite.
O trem é o Sabores del Valle e é uma experiência por si só, com música e muita classe no seu interior. Ele sai às 9 da manhã da Estação Central de Santiago e custa cerca de R$ 250 por pessoa.
Ah, e não vá se atrasar que eles são britanicamente, ou melhor, chilenamente pontuais.
Mas, se você estiver com pouco dinheiro dá para ir de ônibus mesmo. Saindo do Terminal Sur de Santiago até Santa Cruz (principal cidade do Vale do Colchagua, onde fica a Vinícola Viu Manent).
Vinícola Viu Manent e as principais atrações
Tour Carruagem
O tour da Vinícola Viu Manent conta com um passeio de carruagem pelos vinhedos, além de conhecer todo o processo de produção e a história da família Viu e seu amor pelos vinhos.
Após isso realiza-se a degustação de 5 vinhos das linhas Gran reserva, Secreto e Premium.
Tour Ícones
Igual a tour acima, mas com a degustação privada de três vinhos da Série Terroir.
Ainda existem tours que podem ser feitos ao entardecer, com a vista mágica do por do sol do Vale do Colchagua e um tour de bicicleta, para os amantes do esporte.
Além de atividades que precisam ser marcadas, como: cursos para melhor compreensão do vinho; clube equestre e uma que é disponível somente na época da Vendimia, onde você pode colher as uvas e participar de um belo almoço campestre.
Se você gosta de natureza e que passear por paisagens inesquecíveis, então a Vinícola Viu Manent é para você.
Entre em contato e reserve esse passeio incrível!