Cerro San Cristóbal é um lugar que você definitivamente precisa conhecer quando estiver em Santiago do Chile.
Especialmente se você gosta de tirar fotos e guardar lembranças magníficas de todo lugar que visita.
Que tal então curtir o pôr do sol mais especial de todo o Chile?
Conheça mais sobre o Cerro San Cristóbal, este lugar incrível e especial!
Cerro San Cristóbal: História
O Cerro San Cristóbal é o segundo maior ponto da cidade, com uma altitude 880 metros acima do mar.
Na verdade, ele faz parte de um conjunto de montanhas, que juntas formam o Parque Metropolitano de Santiago, que inclusive é um dos maiores parques urbanos do mundo.
O nome do “cerro” foi dado em honra de São Cristóbal de Licia, que é o patrono dos viajantes, e concedido pelo conquistador Pedro de Valdivia.
Já em 1903 o filantropo D.O. Mills instalou lá o Observatório Astronômico Mills, hoje conhecido como Manuel Foster – e hoje é mantido pela Universidade católica do Chile.
Em 1908 foi construído o Santuário da Imaculada Conceição, pela iniciativa pelo Arcebispo de Santiago – hoje é um dos símbolos da capital.
Em 1916, o intendente de Santiago, Alberto Mckenna, iniciou uma campanha de expropriação do Cerro, com objetivo de transformá-lo em um parque público. Para isso foi implantado:
- Em 1921, um programa de florestação;
- Zoológico nacional;
- Capela do Santuário da Cumbre (1931).
Atrações no Cerro San Cristóbal
Uma das melhores maneiras de chegar ao Cerro San Cristóbal é pelo Bairro Bellavista. Assim que chegar lá, prepare-se para enfrentar a subida íngreme e diferente.
Se preferir poderá usar o funicular (um veículo incomum), que foi construído em 1925 e está firme e forte até hoje.
Se você escolher subir através desta maneira mais, digamos, confortável de encarar a subida até o topo, uma das paradas que você precisa fazer é no Zoológico Nacional do Chile, que e possui mais de 150 espécies de animais nativos do Chile.
Esta é uma excelente parada, especialmente se estiver viajando com crianças.
É claro que também existe a opção do teleférico. Se você tiver coragem, certamente é uma das melhores vistas que vai ter em Santiago do Chile.
São 45 cabines que suportam até seis pessoas cada uma, além de ter suporte para:
- Carrinhos de bebê;
- Bicicletas;
- Cadeiras de rodas.
Mas ainda há muito do Cerro San Cristóbal para se conhecer. E muitas dessas belezas só hão de ser descobertas pelos dispostos a encarar a subida a pé.
Uma delas que é a Terraza Bellavista (que é uma das paradas do funicular) onde temos uma vista magnífica da cidade, além de vários comerciantes locais.
Outro ponto é o Santuário da Imaculada Conceição, que também possui um mirante que, segundo os locais, é o melhor de todo Cerro San Cristóbal.
E, subindo mais algumas escadas, está lá a imponente Estátua da Virgem da Imaculada Conceição, abençoando todas Santiago do Chile.
Outras atrações imperdíveis são o Jardim Japonês, um oásis de calma e tranquilidade no meio da agitação da capital, e o jardim Mapulemu, onde se pode ter contato com vegetação de vários locais do Chile.
O Cerro San Cristóbal é realmente impressionante e te que constar na sua próxima viagem para Santiago do Chile. Pode ter certeza que muitas fotos serão tiradas!